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ICMS/AL: Nise Conecta amplia atendimento e inclui profissionais da Sala do Empreendedor

A partir desta quarta-feira (5), o Nise Conecta, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), ganha uma importante ampliação. Os profissionais da Sala do Empreendedor podem fazer a solicitação de agendamento de videochamadas para os contribuintes por meio do sistema.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Sefaz e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e tem como objetivo facilitar o acesso dos empreendedores aos serviços fazendários, evitando deslocamentos e tornando o atendimento mais ágil e eficiente.

O Nise Conecta é o canal de videoconferência da Sefaz destinado a atendimentos técnicos especializados. O acesso é feito por meio da atendente virtual Nise, disponível no site www.sefaz.al.gov.br ou pelo Telegram (@nise_sefaz_al_bot).

Após a autenticação, o contribuinte deve selecionar as opções “Agendamento”, depois “Atendimento por Videochamada”, escolher o assunto do atendimento e sugerir três datas e turnos disponíveis. A equipe da secretaria avaliará a disponibilidade e confirmará o agendamento.

De acordo com o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, a novidade representa mais um passo na modernização dos serviços públicos.

“Nosso propósito é simplificar a vida do empreendedor, permitindo que ele resolva suas demandas sem precisar se deslocar até a secretaria. Essa integração é um avanço importante, que demonstra o compromisso da Sefaz com a eficiência, a proximidade e a boa prestação do serviço público”, destacou Suruagy.

Até então, o canal era voltado somente para advogados, contabilistas e sócios-administradores de empresas. Com a integração das Salas do Empreendedor, presentes em 78 municípios alagoanos e operadas por servidores municipais, o serviço passa a abranger um público ainda maior, ampliando o alcance da política de atendimento remoto da Fazenda Estadual.

Para a superintendente da Receita Estadual, Alexandra Vieira, a parceria com o Sebrae é um marco na ampliação dos canais de atendimento. “Esse é um momento muito especial para nós. A integração com o Sebrae amplia o alcance da comunicação da secretaria e possibilita levar informações e orientações de forma inovadora, célere e acessível para quem mais precisa”, afirmou.

Para viabilizar a parceria, foi feito um processo de alinhamento entre as instituições. Reuniões definiram o funcionamento do atendimento e do agendamento, com a participação dos profissionais das Salas do Empreendedor. Durante os encontros, foram ajustadas expectativas e traçadas estratégias de atuação conjunta.

Esses espaços desempenham um papel essencial no apoio aos micro e pequenos empreendedores locais, que frequentemente os procuram para tratar de assuntos relacionados à Fazenda Estadual. Por isso, o apoio e a capacitação dos profissionais das salas são considerados fundamentais, diante da importância e do alcance do serviço oferecido à população empreendedora.


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